O que é uma loja de produtos naturais?

No momento, você está visualizando O que é uma loja de produtos naturais?

Pensar o conceito de natural pode ser um pouco amplo à primeira vista, porque, afinal, o que são produtos naturais? Poderíamos dizer que eles são tudo aquilo que vem da natureza. De fato, há uma grande relação com isso. Mas, pensar em produtos naturais, hoje, perpassa também por uma nova forma de cuidar da saúde e, muitas vezes, envolve mudanças de hábitos por causa da busca por maior qualidade de vida.

Loja de Produtos Naturais
Loja de Produtos Naturais

No entanto, apesar de hoje vermos um número maior de pessoas preocupadas com o equilíbrio na alimentação, a pesquisa sobre os alimentos e a importância deles em nosso organismo é recente. Há cerca de 50 anos não se tinha muita ideia do que era a nutrição e qual é a importância dela nas nossas vidas.

Com o crescimento dos estudos sobre essa temática e a procura por produtos dessa linha, começou a se desenvolver uma nova opção de mercado, mais focada na oferta de itens saudáveis. Assim, hoje, as lojas de produtos naturais, por exemplo, se tornaram um espaço onde os consumidores podem encontrar produtos que, com certeza, trarão benefícios para a saúde.

            Atualmente, elas têm praticamente todos os produtos que podem ser encontrados na área de mercearia dos supermercados.

A grande diferença entre esses dois segmentos de mercado é que os produtos comercializados nas lojas de produtos naturais terão, sempre, uma proposta mais saudável. Por exemplo, eles podem ser sem glúten, sem trigo, veganos, com menos quantidade de carboidrato e açúcar ou orgânicos (alimentos cultivados sem a utilização de agrotóxicos ou outros produtos químicos).

Alimentos naturais

Mas o que, afinal, são produtos naturais e por que o consumo deles é tão importante? Primeiro, ingerir alimentos naturais é importante para se manter saudável. Se chegou a essa constatação porque com o passar dos anos, se descobriu que muitos alimentos ao invés de colaborar com o bom funcionamento do organismo, podem trazer prejuízos para a saúde das pessoas, como é o caso dos itens industrializados, das frituras, os refrigerantes, os enlatados e muitos outros.

Com o aperfeiçoamento de estudos sobre a alimentação, foi possível perceber, por exemplo, que doenças como a diabetes, a hipertensão e a obesidade têm forte ligação com o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico. Por essa razão, indivíduos acometidos por esses tipos de comorbidades precisam ‘cortar’ da dieta esses tipos de produtos e investir em uma mudança dos hábitos alimentares, focando em itens mais saudáveis.

Por isso, o segmento alimentos naturais é tão importante, uma vez que ele tem como proposta oferecer alimentos que não vão agredir ou que agredirão minimamente a saúde das pessoas. Podemos dizer que os alimentos naturais buscam colaborar para que os indivíduos tenham uma saúde de qualidade.

Mas além de contribuir com a melhora da saúde de forma geral, existem alguns alimentos que beneficiam em maior proporção o funcionamento de órgãos ou sistemas específicos, como é caso do coração e da flora intestinal. Há ainda aqueles que colaboram com quem tem alergias ou intolerâncias. Por isso, o consumo desse tipo de alimento varia para cada pessoa e acontece conforme as suas necessidades individuais.

Entretanto, apesar da ingestão acontecer de acordo com as peculiaridades de cada um, algo que todos os consumidores precisam levar em consideração na hora de comprar os produtos naturais é a lista de ingredientes de cada um deles. É ela que vai descrever do que é feito aquele alimento e, assim, as pessoas podem, além de checar a procedência, verificar se ele é ou não adequado para a sua dieta.

Na lista de benefícios existentes para quem consome alimentos naturais, além de melhorar a qualidade de vida, há outros pontos muito importantes. Um deles é que esse tipo de alimento mantém o sabor original, porque não são misturados com outros produtos. Além disso, eles têm nutrientes em abundância e garantem às pessoas maior quantidade de fibras, de vitaminas e de minerais. Isso é possível porque os alimentos naturais não perdem os principais componentes durante a produção ou o processamento.

Além disso, justamente por não receberem a adição de agrotóxicos ou outras substâncias que podem ser nocivas para a saúde, os alimentos naturais são mais saudáveis e colaboram para que não aconteça a ingestão de substâncias cancerígenas ou tóxicas. Também é importante reforçar que a ingestão dos alimentos naturais colabora para o melhor funcionamento do organismo.

            Outro ponto positivo dos alimentos naturais é o auxílio que ele oferece para o emagrecimento saudável. Para isso, é fundamental que comer muitos legumes, verduras e frutas faça parte da rotina, principalmente porque esses alimentos têm baixa quantidade de calorias. Ainda é importante mencionar que a partir do aumento da ingestão de alimentos naturais, que contém expressiva quantidade de fibras, o consumo de água aumenta e, consequentemente, o organismo é mais hidratado, o que colabora para a eliminação de toxinas.

Suplementos naturais

            Apesar de ter uma dieta saudável, em alguns casos as pessoas precisam de algum tipo de suplementação natural que as ajude a melhorar o desempenho, até mesmo na hora de praticar atividades físicas ou desempenhar as funções rotineiras, como trabalhar e estudar. Essa necessidade de suplementação pode surgir por causa do excesso de atividades e do estresse do dia a dia.

Nesses casos, os suplementos naturais se fazem necessários e podem, até mesmo, ser indicados por médicos, para que se mantenha bons índices nutricionais de vitaminas e proteínas e, com isso, se tenha aumento da qualidade de vida.

A composição dos suplementos alimentarem são as vitaminas, as fibras, os aminoácidos e as proteínas que, como o próprio nome diz, colaboram para a complementação de uma dieta saudável já adotada pelas pessoas, que envolve a ingestão de vários tipos de verduras, de frutas, de legumes, de grãos e de cereais, de preferência produzidos de forma orgânica, evitando, assim, os alimentos processados.

Os suplementos podem ser naturais ou sintéticos e a escolha deles está associada às necessidades de cada indivíduo. Por isso, é muito importante que na hora de escolher o tipo de suplementação se leve em consideração os ingredientes existentes em sua composição, porque, assim como acontece com os produtos naturais, é a tabela de ingredientes que vai dizer se aquele item é natural ou ultraprocessado.

No caso dos suplementos sintéticos, além da matéria-prima natural, eles recebem a adição de substâncias químicas que interferem, entre outros aspectos, na durabilidade e no aroma deles. Em contrapartida, os suplementos naturais são feitos com menor nível de processamento, têm maior quantidade de nutrientes e não recebem a adição de conservantes químicos. Assim, é possível constatar que a principal diferença entre esses dois tipos de suplementos é o processo de produção de cada um deles.

Escolher o tipo de suplementação que melhor se encaixa às necessidades nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, é muito importante estar atento àquilo que entende ser as principais deficiências existentes na dieta ou no próprio organismo. Por exemplo, pessoas que apresentam maior carência de nutrientes ou têm problema com grande gasto energético nas atividades do dia a dia ou mesmo na prática de exercícios físicos, poder ser uma boa alternativa fazer uso de suplementos naturais.

Para ter certeza na hora de fazer a escolha do suplemento alimentar, ainda é importante pesquisar as opções existentes, as indicações de cada uma delas, conferir as tabelas nutricionais e de ingredientes. Também é uma ótima opção procurar por orientação médica ou nutricional. Estar ciente das indicações e contraindicações da suplementação que está utilizando e acompanhar como está o desempenho da sua saúde, por meio de consultas médicas e exames, é fundamental.

Conheça: https://naturvidaonline.com.br/