O que é golden milk?
Golden Milk, ou leite dourado, como ficou conhecido no Brasil, é uma bebida que tem origem na medicina indiana e já conquistou adeptos no mundo inteiro. É uma receita milenar cujo nome faz referência à sua cor e também ao seu valor nutricional de ouro. É naturalmente dourada pela presença da cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão-da-terra.
Graças a sua combinação de ingredientes ricos em nutrientes anti-inflamatórios, termogênicos e adstringentes, como a cúrcuma e a pimenta-do-reino, o golden milk oferece diversos benefícios para saúde: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz a ansiedade e auxilia no controle da pressão arterial. Nas famílias indianas de todas as classes, ele é oferecido para as crianças ao primeiro sinal de um resfriado.
Sua origem é proveniente da medicina ayurvédica, que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Ayurvédica significa “ciência da vida” e tem como filosofia o bem-estar integrado, que valoriza a harmonia entre o corpo, a mente e alma.
Cada ingrediente da sua receita tem um papel importante na composição. Fica mais simples descobrir para que serve golden milk quando entendemos que sua combinação autêntica aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores que oferecem sensação de conforto e bem-estar, além de ajudar no controle dos sintomas de estresse e ansiedade. Muitas pessoas que tomam o leite dourado recomendam a ingestão pela manhã, após o almoço ou antes de dormir, porque a bebida ajuda na digestão, diminui a sensação de inchaço e ajuda a ter uma boa noite de sono.
Benefícios:
A bebida reúne uma seleção de especiarias, as quais serão listadas abaixo junto de seus benefícios:
- Cúrcuma: atua na melhora de doenças inflamatórias intestinais, como colite e gastrite;
- Gengibre: reforça a saúde digestiva e imunológica;
- Canela: fonte de antioxidantes;
- Pimentas vermelha e preta: atuam em sinergia com os demais ingredientes e contribuem com suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas.
- Óleo de coco: gordura natural que atua como fonte de energia.
Além disso, ainda é analgésico e detoxificante, promove equilíbrio dos níveis de colesterol; auxilia a saúde imunológica e cerebral, ajuda na digestão e no metabolismo energético; age no equilíbrio dos níveis de açúcar do sangue e ainda contribui no gerenciamento do peso ao reduzir a compulsão alimentar. Inclusive alguns estudos citam a cúrcuma como um poderoso aliado para prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
A mistura de especiarias com o leite vegetal, além de muito saborosa, oferece muitas vantagens aos seus consumidores, uma vez que age na prevenção de diversas doenças e é muito prática para ser consumida como pré-treino.
Como fazer?
- 2 copos de leite vegetal (coco, castanha ou amêndoas);
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- ½ colher de chá de gengibre moído;
- ½ colher de chá de canela em pó;
- 1 pitada de pimenta-do-reino;
- xilitol a gosto.
- Primeiramente misture todos os ingredientes secos, em um recipiente, exceto o xilitol;
- Acrescente o leite vegetal e o óleo de coco aos poucos e mexa;
- Adoce com o xilitol à gosto;
- Aqueça a bebida e sirva.
A receita pode ser adaptada conforme o seu paladar, com adição de diversos elementos. A manteiga ghee, o chá-verde, o café e a essência de baunilha são algumas opções que aumentam as propriedades da cúrcuma.
O sabor doce do leite dourado, sua versatilidade e seus benefícios conquistaram muitos adeptos que estavam à procura de opções mais saudáveis e naturais para compor a dieta.
Apesar de diversas pessoas alegarem que a cúrucuma apresenta ganhos para sua saúde, há alegações das propriedades medicinais do golden milk serem um mito. A base para esse argumento está na baixa concentração de curcumina presente na bebida.
Fontes: Essential Nutrition, Growth Blog, Natue Life.