10 dicas de Saúde e Bem-estar

Você está visualizando atualmente 10 dicas de Saúde e Bem-estar
saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar são, muitas vezes, associados como sendo a mesma coisa. No entanto, existe diferença entre esses dois termos, mesmo que possam estar diretamente relacionados e, cada um deles, merece atenção. Por isso, leia este texto para entender o que é saúde e bem-estar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos.

Nos dias de hoje, é uma preocupação geral ter uma vida mais saudável e, para isso, é preciso que saúde, bem-estar e qualidade de vida andem de mãos dadas.

É sempre uma boa ideia cuidar mais de você e desenvolver atitudes que possam melhorar a sua saúde e bem-estar para, dessa forma, ter mais qualidade de vida.

Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas, muitas vezes, é necessário adotar um estilo de vida mais saudável para ter saúde e bem-estar. Comece observando sua alimentação e dê mais valor aos alimentos que são fornecidos pela natureza.

Nossa saúde física e mental estão diretamente ligadas ao bem-estar. Estar bem consigo mesmo é fundamental, por isso, busque fazer o que te faz bem e esteja em paz consigo e com os outros.

Procure manter o equilíbrio entre seu mundo interior e o mundo exterior.

Saúde: o que é?

A população, em geral, acredita que ter saúde significa apenas não ter doenças, entretanto, o conceito de saúde é mais amplo do que imaginamos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social. A partir dessa definição, podemos perceber que para ser saudável não basta apenas não ter doenças, é necessário se sentir inteiramente bem.

Uma pessoa saudável precisa estar bem em vários aspectos da vida, inclusive, no âmbito psicológico.

O conceito de saúde pode ser complexo e, muitas vezes, difícil de se atingir, já que envolve aspectos sociais e psicológicos. Por isso, a definição de saúde é ao mesmo tempo concreta e subjetiva. Concreta quando fala sobre a ausência de doenças e subjetiva quando procura entender a forma como cada indivíduo enfrenta os desafios da vida e do cotidiano.

No Brasil, o Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal que é “responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros”.

Além disso, tem como missão “promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania”.

É, também, função do Ministério da Saúde “dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro”.

Por isso, segundo a Constituição de 1998, a saúde é dever do Estado e direito de todo cidadão.

Ademais, é importante ressaltar a definição mais ampla e complexa de saúde, pois essa contempla que saúde e bem-estar andam juntos e preza pela qualidade de vida de todos.

Bem-estar: o que é?

O significado da palavra bem-estar, segundo o dicionário Aurélio, é um estado de perfeita satisfação física ou moral; conforto. Pode, ainda, ser sinônimo de alegria, tranquilidade, aconchego, satisfação, felicidade, segurança e prazer.

O conceito de bem-estar está ligado à satisfação de cada pessoa em todos os aspectos da vida, incluindo, a sua experiência de vida.

Desse modo, podemos acrescentar que ter bem-estar é ter satisfação com a vida, suprir as necessidades materiais e imateriais.

Além disso, o estado de bem-estar está relacionado à saúde, ambos se complementam. Ter saúde é viver em um estado completo de bem-estar físico, social, emocional e mental.

Somos seres únicos, com personalidades e singularidades distintas. Cada pessoa tem suas próprias prioridades e metas, por isso, a percepção de bem-estar e saúde pode ser muito subjetiva.

Cada um de nós procura encontrar o próprio equilíbrio nas atitudes e atividades que promovem o nosso bem-estar.

Não existe uma receita que irá funcionar da mesma forma para todos, mas podemos adotar hábitos simples que podem nos ajudar a chegar no estado de plenitude entre saúde e bem-estar.

Qualidade de vida: o que é?

Por último, mas não menos importante, precisamos entender o conceito de qualidade de vida.

A definição de qualidade de vida é ainda mais ampla que as anteriores e engloba aspectos do bem-estar físico, metal e emocional, o estado de saúde, os relacionamentos sociais, a educação, as oportunidades, os aspectos financeiros, a independência, enfim, tudo aquilo que contribui para a satisfação das pessoas.

Para termos realização, precisamos de três pilares base: qualidade de vida, saúde e bem-estar. É necessário estar bem em todos os sentidos para buscarmos os nossos sonhos e nos sentirmos realizados.

Para a OMS, a qualidade de vida é a percepção que cada pessoa tem sobre sua posição social, o contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ela está inserida, os seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações pessoais.

Existem órgãos que procuram medir a qualidade de vida da população, como é o caso do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse órgão tem uma maneira padronizada de calcular a qualidade de vida das pessoas de uma determinada região.

Para isso, o IDH leva em consideração a expectativa de vida, o acesso à educação e a média de anos de estudo na educação formal, padrão de vida e o PIB/PPC per capita.

Sendo assim, a qualidade de vida abrange questões físicas, econômicas, sociais e psicológicas. A capacidade de lidar com as diversas situações do dia a dia, a quantidade e a qualidade diária de sono, a presença de dor e o nível de autoestima, fazem parte da qualidade de vida.

Para ter uma melhor qualidade de vida, é preciso ter saúde e bem-estar. Portanto, cuidar de si mesmo e se colocar como prioridade é o principal passo para melhorar a qualidade de vida.

Dicas de saúde e bem-estar

Agora que você já sabe a importância da saúde e bem-estar para a qualidade de vida, confira algumas dicas que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável, feliz e de plena satisfação.

1- Adote hábitos alimentares mais saudáveis.

Para ter saúde e bem-estar, tente alimentar-se bem, de preferência, com alimentos naturais que te fornecerão todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

Evite ao máximo alimentos ultraprocessados e industrializados, pois eles estão cheios de gordura, sal e açúcar.

2- Pratique atividades físicas e saia do sedentarismo.

Regularmente, pratique atividades físicas para fugir do sedentarismo. As atividades físicas trazem benefícios para o corpo e para a mente. Procure fazer exercícios que lhe deem prazer, pois esses momentos são capazes de melhorar o humor e diminuir o estresse da vida cotidiana.

Além disso, a prática de atividade física evita doenças, como hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Esse simples hábito, fornece mais energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia e, consequentemente, auxilia na saúde e bem-estar geral.

3- Beba mais água.

O hábito de consumir mais água traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Dentre eles: regula a temperatura corporal, combate acne, melhora o aspecto de celulites e estrias, ajuda na formação da massa muscular, facilita a digestão, diminui a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea, auxilia no bom funcionamento dos rins e outros órgãos.

4- Tenha uma boa noite de sono.

O sono é fundamental para a saúde e bem-estar, pois, ao dormir bem, você recupera as energias gastas durante o dia.

Além do mais, durante o sono o organismo desempenha as funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Um sono de qualidade pode, inclusive, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a memória e liberar a produção de alguns hormônios.

Dormir o suficiente e com qualidade aumenta a sensação de bem-estar, proporciona mais disposição e aumenta a expectativa de vida.

5- Controle o estresse.

O estresse em excesso pode levar a doenças como depressão e ansiedade, por isso, é preciso ter controle sobre suas emoções e situações exaustivas emocional e fisicamente.

É importante procurar a ajuda de um psicólogo ao notar sinais de esgotamento nervoso. Se você se sentir demasiadamente nervoso e estressado, procure ajuda, pois um profissional capacitado será capaz de lhe auxiliar a entender as questões psicológicas que afetam suas atividades diárias.

A saúde mental é muito importante, por isso, sempre que houver sinais de que algo não vai bem, busque ajuda. Saiba que você não está sozinho nessa jornada.

Lembre-se de que saúde e bem-estar englobam a saúde mental e psicológica.

6- Invista em momentos de lazer.

Reserve um tempo para atividades que te tragam prazer, promovam alegria e relaxamento.

Ter momentos de lazer nos ajudam a manter o equilíbrio físico e mental, proporcionam mais saúde e bem-estar e aumentam a qualidade de vida.

Atividades como assistir um filme, caminhar, ler, encontrar os amigos, fazer yoga, cozinhar, passar um tempo ao livre, podem ser boas dicas para relaxar.

Encontre aquilo que melhor funciona para você, o que importa é manter a calma, o bom humor, relaxar e diminuir o estresse de uma semana agitada e, muitas vezes, complicada.

7- Reserve um tempo para seus relacionamentos pessoais.

Passar um tempo de qualidade com familiares, amigos e parceiro(a) é uma parte importante da nossa vida.

Os relacionamentos interpessoais são fundamentais para a qualidade de vida, saúde e bem-estar pleno.

Tente deixar o celular, o trabalho e as preocupações da vida de lado e concentre-se nas conversas, ouça, se anime e dê boas gargalhadas. Isso lhe trará benefícios, como aumentar o bom humor, diminuir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar.

Lembre-se de manter em sua vida relacionamentos saudáveis e que lhe proporcionem prazer e alegria.

8- Cuide de você em todos os aspectos.

Faça consultas regulares com o seu médico de referência. O nosso corpo envia sinais o tempo todo, por isso, nunca ignore um sinal do seu corpo. Não negligencie você mesmo, doenças que são descobertas precocemente podem ser tratadas e curadas.

Cuide da sua autoestima. A autoestima está relacionada, a estima que a pessoa tem por ela mesma. Aprecie-se como pessoa, admire suas singularidades, suas habilidades, sua essência e personalidade. Mantenha consigo mesmo um relacionamento positivo de afeto e cuidados, dessa forma, você terá mais força de vontade e motivação para buscar seus objetivos.

Sempre faça uso de filtro solar, já que os raios solares são nocivos à saúde e podem causar insolação, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Mantenha suas vacinas em dia. As vacinas previnem diversas doenças e enfermidades. Por isso, vacine-se.

Cuidar de si mesmo melhora a qualidade de vida, a saúde e bem-estar.

9- Organize-se financeiramente.

Como vimos, qualidade de vida, saúde e bem-estar são conceitos que envolvem a satisfação pessoal como um todo e isso inclui o bom relacionamento com as finanças.

Precisamos de dinheiro para nos sustentar e ter um certo conforto. Por esse motivo, é necessário que você dedique uma parcela do seu tempo para manter sua vida financeira organizada.

Utilize planilhas, agendas ou aplicativos que possam lhe ajudar a manter controle sobre seus gastos e ganhos.

Planejamento é sempre o primeiro passo para realizar seus objetivos.

10- Preocupe-se com a higiene.

O simples ato de lavar as mãos pode evitar uma série de doenças virais e bacterianas, como gripes, resfriados, conjuntivite, coronavírus etc.

Lavar bem os alimentos antes de consumi-los evita possíveis contaminações e intoxicações causadas por bactérias, por exemplo. Frutas, verduras e legumes devem sempre serem bem higienizados, pois podem conter resíduos de agrotóxicos.

Lembre-se de não compartilhar objetos de uso pessoal, pois várias doenças podem ser transmitidas quando se compartilha objetos pessoais, como: herpes, hepatite A, gripes, fungos, conjuntivite etc.

Apesar de serem dicas simples, podem lhe ajudar a ter uma vida com mais saúde e bem-estar e, consequentemente, melhorar a satisfação e qualidade de vida.

Nunca é tarde de mais para começar a adotar hábitos saudáveis e ser mais feliz.

Naturvida: uma opção saudável em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires

Na Naturvida você encontra diversas opções de produtos saudáveis para melhorar sua saúde e bem-estar.

A Naturvida é uma empresa familiar preocupada com a qualidade de vida das pessoas.

Confira também nossa nova loja de produtos naturais em lajeado.

Nos acompanhe pelas redes sociais:

Facebook │Instagram