Afinal, por que consumir alimentos orgânicos?

No momento, você está visualizando Afinal, por que consumir alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos têm ganhado espaço na vida das pessoas, tanto para consumo quanto para falar sobre eles e sua importância. Então, você sabe por que deveríamos consumir mais alimentos orgânicos?

Consumir alimentos orgânicos pode mudar completamente nossa relação com a alimentação, pois passamos não só a ter uma dieta mais saudável, como começamos a pensar sobre tudo o que envolve a produção dos alimentos.

Estes alimentos podem melhorar significativamente a sua saúde e qualidade de vida, por isso, ter uma dieta saudável e balanceada com frutas, legumes e vegetais de origem orgânica pode fazer toda a diferença em sua vida.

Primeiramente, porque a agricultura orgânica tem como foco a sustentabilidade econômica e ambiental. Os alimentos orgânicos são cultivados com base em práticas de adubação verde, uso de esterco natural, controle biológico de pragas e doenças, rotação de culturas, eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e emprego de energias renováveis.

O cultivo dos alimentos orgânicos foca na harmonia entre o meio ambiente e a produção de alimentos orgânicos, ou seja, alimentos mais saudáveis.

Outro motivo para você consumir alimentos orgânicos, é que eles evitam doenças causadas pela ingestão de agrotóxicos. Quando se consume um alimento da agricultura convencional, sempre há o risco de alguns resíduos tóxicos não saírem na lavagem, pois o uso de agrotóxicos penetra o solo e adentra na seiva da planta.

Os alimentos orgânicos são mais nutritivos, já que proveem de um solo rico e balanceado com adubos naturais, o que produz um alimento com maior valor nutritivo.

Alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e, por isso, seu sabor e aroma são mais puros, intensos e acentuados. O uso de agrotóxicos e substâncias químicas afeta muito o aroma, sabor, textura e forma dos alimentos.

Além disso, a produção dos alimentos orgânicos evita a erosão do solo, já que aposta na rotação de culturas e na compostagem. Essas e outras técnicas favorecem o solo na medida que o mantém fértil e produtivo.

O uso de agrotóxicos nas plantações convencionais atravessa o solo e polui os lençóis da água. Quando consumimos alimentos orgânicos, estamos apoiando produtores conscientes que se preocupam com a proteção e qualidade da água.

Os alimentos orgânicos, também, restauram a biodiversidade, protegem a vida animal e vegetal. Tudo isso acontece, porque a prática da agricultura orgânica respeita o equilíbrio natural e protege os ecossistemas.

Outro ponto positivo é que os alimentos orgânicos têm garantia de procedência e qualidade, pois são acompanhados desde o plantio até a comercialização do produto.

Todos os alimentos orgânicos recebem um selo de certificação, que é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Ademais, ao consumir alimentos orgânicos, você ajuda pequenos e médios agricultores, que são conscientes e responsáveis com a saúde do consumidor e preservação do meio ambiente.

A agricultura orgânica é, em sua maioria, familiar e composta por pequenos e médios produtores. Por isso, consumindo alimentos orgânicos você colabora com um estilo de produção mais sustentável e ajuda a comunidade rural local, que garante seu sustento por meio da venda desses produtos.

Podemos perceber, então, que os alimentos orgânicos não trazem benefícios apenas para você, mas para toda a comunidade envolvida no processo de cultivo de um alimento muito mais saudável e ecologicamente correto.

 Por isso, sempre que for possível, substitua o alimento convencional por um alimento orgânico, você faz sua parte ao consumir com consciência e mãe natureza faz a dela ao te entregar um produto de qualidade incomparável.

Conheça o produtor local de alimentos orgânicos: Mauro Linhares Alves

  • Mauro agricultor
  • Mauro e sua esposa

Atualmente, Mauro é agricultor de alimentos orgânicos em Santa Cruz do Sul e faz curso de Técnico em Agropecuária.

Sua história com a agricultura vem desde quando era criança, pois seus avós eram agricultores, seus pais também e hoje ele é um agricultor inovador, que trabalha com alimentos orgânicos.

No ano de 2002, Mauro recebeu a proposta de fazer um curso de três anos chamado CDJOR (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural), nesse curso ele aprendeu sobre três eixos principais: a parte humanística, a parte técnica e a parte gerencial.

Foi no curso citado que ele pode perceber as oportunidades que existem no ramo da agricultura. Ele pode notar que seus horizontes foram ampliados e foi nesse curso que ele teve seu primeiro contato com a agricultura orgânica, podendo visitar e conhecer na prática as lavouras de alimentos orgânicos.

Naquela época, a agricultura orgânica era um sistema bem desconhecido pela grande maioria dos produtores e as técnicas e produtos utilizados na agricultura orgânica eram escassos.

No final do curso, Mauro desenvolveu um projeto sobre o cultivo de hortaliças e foi nesse momento que ele começou, de forma bem pequena, sua produção de hortaliças orgânicas.

Desde então, ele vem se especializando na área e ampliando seus conhecimentos sobre o assunto de cultivo de alimentos orgânicos. Mauro busca ser um especialista em sua área para fornecer o que há de melhor para seus clientes.

Hoje, com as tecnologias disponíveis, as pesquisas realizadas sobre alimentos orgânicos e o apoio das empresas que desenvolvem produtos na área orgânica, Mauro considera que é possível ofertar estes alimentos com muito mais qualidade.

O produtor diz que a qualidade é superior à dos alimentos produzidos pela agricultura convencional. Os alimentos orgânicos têm sabor e benefícios incomparáveis.

Atualmente, os alimentos orgânicos conseguem ter uma aparência visual muito melhor do que a que se tinha antigamente e já estão competindo esteticamente com os alimentos convencionais.

Mauro procura sempre entregar um produto de qualidade nutricional e visual, pois o alimento precisa ser visualmente bonito, palatável e bem apresentado. Dessa forma, o cliente ganha em todas as esferas.

O produtor de hortaliças orgânicas sempre teve contato com a agricultura, mas antes de trabalhar com os alimentos orgânicos, o pai de Mauro praticava uma agricultura de transição. Na qual, ele usava produtos químicos em uma porcentagem muito baixa. Entretanto, quando Mauro iniciou sua trajetória, ele já começou trabalhando com alimentos orgânicos, nunca fez uso da agricultura convencional.

Além de ser agricultor, Mauro, também, já trabalhou prestando assessoria em outras propriedades. Nesse trabalho, ele gerenciava as produções e implementava projetos, inclusive, em outros estados, como Mato Grosso e Santa Catarina.

O produtor decidiu trabalhar com a agricultura orgânica devido a forma como as pessoas percebem o cultivo dos alimentos. Atualmente, as pessoas estão se alimento com uma comida que podemos chamar de “doente”, porque na agricultura convencional o volume de agrotóxicos, o uso de sementes transgênicas e outras técnicas utilizadas destroem o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Além disso, os alimentos orgânicos têm procedência e qualidade, é possível saber exatamente quem os cultivou e o que foi usado na produção do alimento. Ou seja, trabalhar com agricultura orgânica é entregar saúde, benefícios, qualidade e confiança aos consumidores.

Mauro nos relatou que hoje ele sente que as pessoas têm a necessidade de usufruírem de um alimento livre de agrotóxicos e outros produtos tóxicos. O produtor tem o desejo de praticar um trabalho que está em harmonia com a natureza, ter seu alimento e fonte de renda de uma forma que não afeta e nem prejudica o meio ambiente, as pessoas envolvidas no trabalho e o consumidor.

Sua maior satisfação, nos conta ele, é poder cultivar uma fruta cuja qual o seu filho pode colher e comer diretamente do pé, sem precisar se preocupar.

Perguntado sobre as dificuldades de se trabalhar com alimentos orgânicos, Mauro diz que a maior, hoje, na produção orgânica, é a questão climática, como o calor excessivo e a seca recorrente.

Outra dificuldade apontada pelo agricultor, é o desequilíbrio que a agricultura convencional provoca nos insetos, pois eles se tornam muito mais resistentes e estão em maior quantidade, isso ocorre por conta de técnicas como a monocultura e o uso de químicos. Tudo isso afeta negativamente os produtores de alimentos orgânicos.

Além disso, Mauro falou que os consumidores ainda estão um pouco resistentes e é preciso ter mais conscientização sobre a importância de se consumir um alimento que é livre de qualquer substância química e produzido em harmonia com o meio ambiente.

O produtor nos disse que os alimentos orgânicos estão crescendo em procura e produção, eles vêm ganhando espaço na alimentação dos brasileiros e isso é muito importante.

Para resolver o problema das pragas em sua produção, Mauro utiliza, principalmente, o controle biológico com insetos que são predadores dos insetos que causam danos ao alimento. Outras formas de controlar as pragas são através de fungos naturais, que fazem a infecção dos insetos, e o uso do óleo de laranja, que ajuda muito nesse controle.

Mauro vê o futuro da agricultura orgânica como uma alternativa para mudar a realidade da saúde das pessoas, do meio ambiente e do planeta como um todo. Considera que a agricultura orgânica pode ajudar a reverter os estragos que a agricultura convencional provocou no meio ambiente.

Por fim, o produtor acredita que a produção irá se expandir com o decorrer dos anos e será possível produzir em larga escala.

Onde encontrar alimentos orgânicos em Santa Cruz do Sul e região?

Lavoura do Mauro.
Lavoura de Mauro.

Você poderá encontrar hortaliças e frutas orgânicas na loja de produtos naturais Naturvida.

A Naturvida decidiu realizar mais um dos seus sonhos e implementou em sua loja um hortifrúti 100% orgânicos, com produtos de qualidade comprovada e procedência conhecida.

Os orgânicos da Naturvida são confiáveis, pois é possível conhecer os produtores locais que cultivaram e produziram aqueles alimentos orgânicos com carinho e cuidado para que chegasse até você com muito mais nutrientes, sabor, aroma e saúde.

Venha nos visitar e investir em sua saúde e na saúde de sua família. Os alimentos orgânicos da Naturvida estão vindo para te ajudar a ter uma vida mais saudável e mais leve.

Nos acompanhe pelas redes sociais:

InstagramFacebook