Como uma nutricionista pode contribuir para a qualidade de vida

No momento, você está visualizando Como uma nutricionista pode contribuir para a qualidade de vida

           Diariamente, o corpo humano precisa de energia para desempenhar diversas atividades. Elas podem ser simples, como levantar da cama e caminhar pela casa, ou mais complexas, como trabalhar ou praticar exercícios físicos. Por isso, a ingestão de alimentos adequados, que supram as necessidades de cada organismo, é muito importante. Afinal, uma boa nutrição faz muita diferença na qualidade de vida de cada pessoa.

           Nesse sentido, é importante ressaltar que para se ter uma nutrição de qualidade é preciso investir em uma boa alimentação, que leve em consideração a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais, importantes para assegurar que as funções do organismo mantenham-se adequadas. Assim, além de colaborar para que o indivíduo tenha disposição, a nutrição auxilia na prevenção de doenças, protege as células de danos externos e internos e auxilia na manutenção do bem-estar físico e mental.

            Uma boa alimentação implica em refeições completas, compostas por todos os grupos alimentares: proteínas, leguminosas, carboidratos, verduras e legumes. As frutas também são importantes e podem ser inseridas no cardápio diário, em especial com ingestão no café da manhã e nos lanches feitos ao longo do dia. Vale observar que por mais que possam ser saborosos, os alimentos açucarados, gordurosos e com muito sódio, quando consumidos em excesso, afetam o organismo de muitas maneiras e podem causar diversas complicações.

Nutricionista

            Normalmente quando pensamos em melhorar os hábitos alimentares, uma das primeiras coisas vem à cabeça é procurar o atendimento nutricional. Isso porque o nutricionista é o profissional responsável por indicar dietas personalizadas que se adaptem às necessidades de cada organismo. Sem dúvida, procurar o atendimento de um profissional especializado é a melhor opção.

            O nutricionista, além de indicar dietas adequadas aos pacientes, têm as funções de difundir hábitos alimentares saudáveis, facilitar a adoção deles por parte dos pacientes e orientá-los a respeito da importância da adoção de uma alimentação saudável. A dieta personalizada é definida com base em uma avaliação individual, que leva em consideração as necessidades calóricas de cada pessoa nas ações diárias.

            O nutricionista também pode atuar a partir de uma abordagem preventiva, na qual ele desempenha o papel de facilitador em ações de educação alimentar, através de orientações nutricionais. Ainda é função desempenhada por esse profissional o acompanhamento de pacientes crônicos. Nesse caso, a atenção é voltada para pacientes, por exemplo, com hipertensão, diabetes, obesidade e problemas renais.

            É importante ressaltar que o nutricionista ocupa o papel de buscar que os pacientes adotem novos hábitos alimentares a partir da mudança de percepção sobre a alimentação. Assim, o profissional tem a função de estimular reflexões sobre as escolhas alimentares de cada indivíduo, a partir da oferta de informações e orientações que conscientizem cada pessoa e auxiliem para que elas alterem hábitos alimentares já concebidos. A intenção é que, a partir disso, o paciente faça escolhas saudáveis e duradouras, que aconteçam a partir de uma mudança estrutural.

            Por isso, é tão importante que as pessoas não busquem por dietas indicadas por amigos ou encontradas em pesquisas feitas na internet. Isso porque cada indivíduo tem necessidades nutricionais específicas e que precisam ser analisadas e levadas em conta para que se encontre os melhores caminhos para mudar os hábitos alimentares. Cabe ao nutricionista prescrever dietas responsáveis e seguras.

Nutrição esportiva

           A nutrição esportiva é uma modalidade na qual a Educação Física e a Nutrição se encontram, porque ela combina a prática de exercícios físicos com a adoção de uma alimentação balanceada. Contudo, ao contrário do que muita gente pensa, esse não é um serviço destinado apenas a esportistas profissionais, pois ele também pode ser útil para pessoas que pratiquem exercícios físicos regularmente.

            Essa especialidade busca melhorar o desempenho de esportistas e zelar pela saúde. Nesse contexto, é importante destacar que cada modalidade esportiva e cada indivíduo exigem uma abordagem específica. Assim, a adaptação da dieta acontece de acordo com a frequência de treinos e os resultados. Por essa razão, o nutricionista é responsável não apenas por formatar a dieta, mas por monitorar os ganhos de cada paciente.

           Para definir a melhor dieta e o acompanhamento, são levados em consideração o histórico de saúde e genético, as características da atividade física que é praticada, como duração, intensidade e frequência, resultados de exames laboratoriais, estilo de vida, o que inclui hábitos alimentares, a composição corporal – percentual de massa magra e gordura – e ainda os objetivos que desejam ser alcançados com o acompanhamento.

Nutrição comportamental

           Sabe aquele momento que você come algum alimento e depois se sente culpado por causa disso? Em muitos casos isso acontece porque, por não estar se sentido muito bem, você resolveu ‘descontar na comida’. Analisar esse comportamento e os sentimentos que perpassam por ele é uma das funções da nutrição comportamental.

           O objetivo dessa abordagem é resgatar o prazer por comer e dessa forma estabelecer uma relação saudável entre o indivíduo e o alimento. Por isso, esse método leva em consideração aspectos emocionais, fisiológicos e sociais. Nesse caso, a perda de peso está associada com o autoconhecimento do paciente, que passa a entender as próprias emoções e, assim, não busca ‘consolo’ na ingestão de alimentos quando o estresse e a ansiedade tomam conta da rotina.

            Na nutrição comportamental nem sempre é necessário cortar itens da alimentação, pois o intuito é estimular que o paciente faça escolhas corretas, respeitando as necessidades e as reações do corpo. Além disso, o nutricionista pode incentivar a pessoa por meio de conversas e mensagens positivas. Por essa razão, a comunicação é uma habilidade fundamental nesse tipo de tratamento. Para tornar isso possível, muitos nutricionistas utilizam técnicas retiradas da psicologia e do coaching.

Nutrição funcional

            A nutrição funcional busca reestabelecer o organismo pelo equilíbrio de nutrientes. Para isso, é feito um estudo da individualidade de cada pessoa, a partir da formatação de uma dieta personalizada que inclua alimentos que promoverão o bom funcionamento dos órgãos e corrigirão possíveis falhas na saúde, que podem desencadear doenças.

            Para tornar o atendimento personalizado, normalmente nas consultas o paciente responde um questionário elaborado pelo nutricionista. Além disso, os sintomas apresentados por cada pessoa também são avaliados e levados em consideração. Vale ressaltar que a nutrição funcional não se preocupa apenas com as calorias, mas sim se cada indivíduo está ingerindo alimentos de qualidade, para assim, garantir um funcionamento harmônico do organismo.

            O método de nutrição funcional foi criado em 1990 e aborda o indivíduo como um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e sofrem influência de outros fatores, como os emocionais, ambientais, patológicos, os hábitos de vida e aqueles relacionados à prática de atividades físicas.

Nutricionista em Santa Cruz do Sul

Nutricionista Camila Mai – Otimização metabólica, desenvolvimento pessoal e longevidade (contato: (51) 3717-4478 ou (51) 9966-4177)

Nutricionista Carolina Klein – Nutrição oncologia, modulação intestinal e alergias & intolerâncias alimentares (contato: (51) 99710-0682 ou (51) 3715-9039)

Nutricionista Fernanda Sontag – Emagrecimento, saúde intestinal e melhora metabólica (contato: (51) 3053-1358 ou (51) 99927-3362)

Nutricionista Lais Grehs – Nutrição comportamental e transtorno alimentar (contato: (51) 99546-4482)

Nutricionista Juliana Ziebell – Nutrição clínica, estética e modulação intestinal (contato: (51) 99705-4662)

Nutricionista Thea Sehnem – doenças crônicas, modulação intestinal , nutrição estética/ saúde da mulher e reeducação Alimentar para adultos e crianças (contato: (51) 99706-5030 ou (51) 3741-6056)

Nutricionista em Venâncio Aires

Nutricionista Bruna Neves – Nutrição clínica funcional e esportiva (contato: (51) 99901-1476)

Nutricionista Daniele Reis – Nutrição Materno Infantil e Especialista em  Obesidade (contato: (51) 99656-8526)

Nutricionista Fernanda Sontag – Emagrecimento, saúde intestinal e melhora metabólica (contato: (51) 3053-1358 ou (51) 99927-3362)

Nutricionista Sheila Barth Vidor – Nutrição Clínica e Estética e qualidade de vida (contato: (51) 99328-0814 ou (51) 3793-0436)

Nutricionista Taciane Oliveira Reiter – Nutrição clínica (contato: (51) 99651-9507)

Nutricionista Thea Sehnem – doenças crônicas, modulação intestinal , nutrição estética/ saúde da mulher e reeducação Alimentar para adultos e crianças (contato: (51) 99706-5030 ou (51) 3741-6056)

Naturvida Santa Cruz | Facebook

Naturvida Venâncio Aires | Facebook

Naturvida Lajeado | Facebook

Este post tem um comentário

Os comentários estão encerrados.