Os produtos orgânicos são resultados de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem. Visam a preservação e o uso responsável do solo, da água e do ar, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdício dos recursos naturais, o que gera também economia. Conheça os benefícios de consumir produtos orgânicos!
O sistema de produção orgânica tem sido popularizado devido às mudanças sociais atuais. Sendo algumas dessas mudanças, o modo de alimentação, que busca mais qualidade de vida por meio de produtos mais saudáveis e seguros, e a preocupação com o meio ambiente. Porque sabe-se que, para ter qualidade de vida, não basta apenas consumir alimentos naturais, mas sim saber sua origem e confiabilidade. Muitos alimentos naturais não estão fora da lista de produtos perigosos para a alimentação humana. Além do mais, a produção orgânica contribui para o desenvolvimento agrário, ciência, tecnologia, educação e melhor qualidade de vida para pequenos produtores, os responsáveis por esse tipo de produção.
Embora a classificação dos produtos orgânicos normalmente seja associada a frutas, legumes e verduras, ela também pode ser atribuída a produtos industrializados (os quais devem conter no mínimo 95% de ingredientes orgânicos), produtos de origem animal, como carne, ovos, leite etc., pois os animais não sofrem estresse e se alimentam também de orgânicos. Assim, a proteína chega à mesa da forma mais natural possível e com a garantia de ser um produto mais seguro.
A produção orgânica busca harmonia entre os setores social, ambiental e econômico. Além disso, cumpre as exigências da legislação sanitária, faz a correta disposição do lixo e promove o bem-estar dos animais, que são criados livres, sem tomar hormônios para crescimento, anabolizante ou outras drogas. O solo é enriquecido naturalmente, sem o uso de agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas, reduz o impacto do aquecimento global, uma vez que os sistemas orgânicos retêm uma maior quantidade de carbono no solo. Os agricultores têm melhores pagamentos, a mão-de-obra é utilizada em todo o sistema, há proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e consumidores.
Uma das diferenças entre os produtos orgânicos e os tradicionais é a potencialidade que ele tem de carregar mais defesas naturais. O licopeno encontrado no tomate, por exemplo, é um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento e pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
Os produtos orgânicos têm diversos benefícios para os consumidores, sendo alguns deles:
- Melhor sabor;
- Mais saudável;
- Mais nutritivo;
- Livre de organismos geneticamente modificados;
- Preservação do meio ambiente e dos recursos naturais;
- Aumento do bem-estar animal
Destaca-se que produtos naturais e orgânicos não são a mesma coisa. A diferença está no selo de certificação, o SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), que atua como instrumento de confiabilidade, e garante ao consumidor que o produto rotulado como “orgânico” tenha, de fato, sido produzido com o rígido padrão dessa agricultura.
Fontes: Saúde Brasil, CI Orgânicos.