Glúten X Carboidratos

No momento, você está visualizando Glúten X Carboidratos

Nem todos conhecem as diferenças entre esses dois elementos e tem quem acredite que são a mesma coisa. Logo, vamos esclarecer os conceitos Glúten e Carboidratos e seus efeitos no nosso organismo.

O que é glúten?

O glúten é uma grande proteína de difícil digestão no corpo formada pela junção de duas proteínas menores (gliadina e glutenina). Quando adicionamos água à farinha de trigo, de cevada ou de centeio e começamos a misturar essa massa, a gliadina e a glutenina se encontram e fazem pontes entre si. É assim que se forma o glúten, que tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada. A proteína também ajuda no crescimento do bolo e do pão e dá a textura macia desses alimentos.

Entretanto, o glúten tem um caráter inflamatório e o consumo excessivo passa a gerar uma inflamação da mucosa intestinal. Para cerca de 1% da população mundial, que possui a doença celíaca, o glúten é capaz de alterar as vilosidades intestinais, podendo resultar em distúrbio de absorção de nutrientes dos alimentos.

Quando o glúten entra em contato com o intestino, origina-se uma reação, tornando-o uma espécie de cola que se fixa nas paredes intestinais. E com o passar dos anos, essa ação tende a ocasionar saturação no sistema digestivo, consequentemente aumentando a gordura abdominal e causando alergias, enxaqueca, dores articulares e diversos outros problemas.

O que é carboidrato?

O carboidrato é um macronutriente constituído por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Alguns alimentos constituídos por carboidratos são: o açúcar, doces, massas, pães, batatas e arroz, entre outros.

Ao ser consumido, o carboidrato é rapidamente convertido em glicose. Essa elevação do açúcar sanguíneo estimula o pâncreas a produzir insulina, hormônio responsável por permitir que a glicose seja disponibilizada na célula como fonte de energia. Portanto, o elevado consumo de alimentos com carboidrato dispara nossa glicose, resultando em uma consequente elevação da insulina.

E com muita energia disponível na célula que não vai ser utilizada, esse excesso de açúcar passa a ser estocado no nosso corpo como fonte de energia. Além de engordar, propicia surgimento do diabetes e todas as suas consequências.

A maioria dos carboidratos refinados, considerados de baixa qualidade, são feitos a partir da farinha de trigo ou centeio. Ou seja, são constituídos por glúten. Mas isso não significa que todo o carboidrato refinado contém essa proteína. Por exemplo, ao trocar um pão tradicional por um pão de farinha de arroz, retirou-se o glúten, já que o arroz não o contém, porém continua consumindo um carboidrato refinado e continuará disparando a glicose e insulina.

Tirar todo glúten e carboidratos da dieta é uma boa opção?

Há especialistas que dizem que alimentos ricos em glúten, dentro de uma dieta equilibrada ajudam a controlar a glicemia e os triglicérides, aumentam da absorção de vitaminas e minerais, melhoram a flora intestinal e deixam o sistema imunológico mais forte. Portanto, acredita-se que é uma boa opção evitar o consumo de carboidratos refinados e focar a alimentação em proteínas e gorduras boas, pois a chave para o emagrecimento e para ter uma ótima saúde é manter a glicose e a insulina baixas.

glúten

Fontes: Dr. Marcio Nutels, Abril, Glúten Contém Informação.

Naturvida, uma empresa familiar preocupada com a qualidade de vida das pessoas.