10 benefícios da agricultura orgânica

No momento, você está visualizando 10 benefícios da agricultura orgânica

A agricultura orgânica é uma prática que, nos últimos anos, vem ganhando muitos adeptos.

Um dos fatores que influenciou o crescimento da agricultura orgânica é o fato de que a população está, cada vez mais, indo em busca de uma alimentação mais saudável e mais livre de agrotóxicos.

O Brasil está se tornando um grande produtor de alimentos orgânicos. O número de produtores de orgânicos cresce mais a cada dia e, a grande maioria dos praticantes da agricultura orgânica, são pequenos produtores que praticam agricultura familiar.

Outro fator decisivo para o crescimento da agricultura orgânica, é que, atualmente, o acesso à informação nos possibilitou ampliar nossa capacidade de escolha.

Sabemos exatamente quais são os alimentos que fazem mal a nossa saúde e quais são os alimentos que promovem a nossa saúde.

Toda essa informação nos ajuda a entender melhor como é o processo de produção dos alimentos e, por isso, podemos consumir de forma mais consciente social e ambientalmente.

Os alimentos ultraprocessados, por exemplo, trazem saciedade, mas comprometem a saúde do consumidor e, por isso, são absolutamente evitáveis.

Além disso, as práticas de agricultura que prejudicam todo um ecossistema para trazer mais lucro a indústria é algo inadmissível.

Dessa forma, consumir produtos locais e dos quais conhecemos a origem, produtos orgânicos e sustentáveis, são sempre a melhor escolha.

Para o meio ambiente, a agricultura orgânica traz inúmeros benefícios o que a difere da agricultura convencional.

A agricultura orgânica não polui a terra, não mata a vida existente no solo, porque não faz uso de produtos químicos.

Como exemplo de benefícios para o meio ambiente temos:

  • Adubação verde;
  • Proteção das matas ciliares;
  • Rotação de culturas;
  • Promoção da biodiversidade;
  • Preservação do ecossistema;
  • Preservação da vida do solo;
  • Manutenção do bem-estar animal;
  • Conservação dos recursos naturais;
  • Sustentabilidade;
  • Uso de energias renováveis.

Quando passamos a consumir alimentos orgânicos, estamos ajudando a promover o uso de técnicas de agricultura que são ambientalmente corretas e mais sustentáveis.

É certo que a agricultura orgânica traz benefícios para a saúde do ser humano. Afinal, o simples fato de serem alimentos ausentes de pesticidas que fazem mal à saúde já é um ponto que atesta a favor do nosso argumento: que os alimentos orgânicos são, sempre e indiscutivelmente, mais saudáveis.

Além disso, alguns alimentos cultivados por meio da agricultura orgânica apresentam níveis mais elevados de fitoquimicos antioxidantes, que são capazes de combater radicais livres, câncer, doenças cardiovasculares, atuam como reguladores dos hormônios e da pressão arterial e apresentam ação antibacteriana e antiviral.

Como os solos são mais ricos e balanceados com o uso de adubos naturais, a agricultura orgânica produz alimentos com mais concentração de nutrientes.

Outro ponto positivo é que o aroma e o sabor são mais intensos, pois um alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos ou qualquer tipo de substâncias químicas possui mais sabor e aroma do que os produzidos pela agricultura convencional.

Como já dissemos, geralmente, a maior parte da produção de agricultura orgânica provém de pequenos produtores familiares, que precisam se manter atuantes no mercado.

Por isso, quem consome alimentos orgânicos está ajudando e apoiando o desenvolvimento da agricultura familiar, que atualmente é responsável por 70% da produção de alimentos no país.

A agricultura orgânica contribui, também, para melhorar as condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais e comunidade local. Por isso, o cultivo de alimentos orgânicos gera mais empregos e renda às pessoas que vivem longe das cidades grandes.

A agricultura orgânica tem compromisso com as gerações futuras, já que o uso de agrotóxicos deixa no ar, no solo e na água resíduos químicos que podem permanecer no meio ambiente por décadas.

Fazer uso da agricultura orgânica é praticar uma agricultura muito mais sustentável e ecológica. Essa maneira de cultivar alimentos orgânicos é feita em harmonia com todas as leis da natureza, explicitas ou implícitas, como o respeito por todos os ecossistemas pré-existentes naquele ambiente.

As técnicas de enriquecimento do solo e controle de pragas são técnicas ecologicamente corretas e mais justas com o ambiente.

Podemos citas como exemplos de técnicas utilizadas na agricultura orgânica: a adubação verde, adubação orgânica, adubação mineral, rotação de culturas, minhocultura, o uso de fertilizantes naturais e caseiros, o controle preventivo de pragas, o controle biológico de pragas e doenças etc.

Sendo assim, a agricultura orgânica exclui o uso de qualquer fertilizante sintético, de agrotóxicos ou outros produtos químicos. Ela tem o compromisso de preservar os recursos naturais e ser mais sustentável.

A prática de agricultura orgânica é preocupada em criar um ecossistema muito mais equilibrado, ela procura preservar a biodiversidade e oferecer produtos que oferecem muito mais nutrientes e saúde para o ser humano.

Conheça o produtor local: Lucas Schubert Costa

  • Lucas e seu pai Mario
  • Lucas, Mario e equipe Naturvida
  • Mario- agricultura orgânica

Morador do interior da cidade de Vera Cruz-RS, Lucas e seu pai Mario de Farias Costa são sócios no exercício da agricultura orgânica.

Há quatro anos eles atuam com a produção de alimentos orgânicos, mas somente há dois anos conseguiram obter a certificação de produtor orgânico.

Nos dois primeiros anos de cultivo, eles preferiram dar mais atenção ao trabalho com a terra e com as hortaliças em si. Testaram produtos naturais e aprimoraram os conhecimentos na área da agricultura orgânica. Após isso, decidiram buscar o selo de certificação de produtos orgânicos.

As lavouras de cultivo possuem barreiras feitas com capim elefante e bananeiras. Isso protege a terra dos agrotóxicos utilizados pelos vizinhos, pois essas barreiras funcionam como um filtro.

Antes de trabalhar com a agricultura orgânica, Lucas trabalhou com tecnologia em uma empresa local. Porém, decidiu trabalhar no cultivo de alimentos orgânicos para ter uma mudança de vida, pois considera a alimentação a base de tudo que nos move.

Como cresceu no interior, Lucas sempre teve contato com a terra e, por isso, decidiu aproveitar o solo de maneira consciente e sem prejudicar o ecossistema local.

Além disso, produzir alimentos orgânicos é uma boa forma de ajudar a melhorar a saúde da população.

Em entrevista para o blog da Naturvida, o agricultor nos contou que percebeu que a agricultura orgânica é sim capaz de fazer do mundo um lugar melhor, porque é uma forma de produção muito mais consciente e responsável.

Lucas considera que, atualmente, o mercado de alimentos orgânicos está em um momento bom, pois os consumidores estão ficando cada vez mais conscientes em relação aos produtos que consomem.

O produtor de orgânicos percebe um crescimento na área e busca aprimorar sempre seus conhecimentos sobre o trabalho com agricultura orgânica.

Ele, nos relatou, ainda, que os produtos orgânicos são muito melhores para o consumidor, pois é um alimento muito mais natural, mais saudável e mais nutritivo.

Lucas acredita que, se os consumidores soubessem do real risco que os agrotóxicos trazem para sua saúde, eles optariam sempre por consumir alimentos orgânicos. Os alimentos convencionais fazem uso de muitos agrotóxicos e outras substâncias nocivas ao ser humano.

Pai e filho cultivam suas verduras e frutas com produtos feitos por eles mesmos, de forma natural. Podem utilizar, ainda, caldas naturais e biofertilizantes a base de esterco.

Lucas nos contou que o carro chefe no cultivo dos orgânicos produzidos por eles são os microrganismos, que eles próprios produzem, e a principal encarregada pelo restante é a própria mãe natureza.

Questionado sobre o futuro da agricultura orgânica, o produtor Lucas vê um caminho promissor.

Ele acredita que, com o tempo, os consumidores ficarão ainda mais conscientes sobre o que comem e poucos serão os que conseguirão consumir alimentos produzidos pela agricultura convencional, que vêm utilizando mais e mais agrotóxicos.

Ao conversamos sobre as dificuldades de se trabalhar com o cultivo de alimentos orgânicos, Lucas falou que é difícil, pois a quantidade de informações para o agricultor que está iniciando na área de orgânicos é bem escassa, se comparado a quantidade de informações que há sobre a agricultura convencional.

O cuidado com os alimentos é imenso e feito com muito carinho, para que o produto seja entregue na sua melhor versão. Os produtores procuram produzir os próprios produtos que serão usados no cultivo, já que assim saberão exatamente o que estão usando no alimento.

Além disso, o agricultor de orgânicos aponta para o fato de que os agrotóxicos alteram o sabor do alimento e suas propriedades nutritivas. 

Lucas revela estar muito feliz em participar do projeto juntamente com a Naturvida, porque percebeu que isso ajudará a fomentar a economia local ao mesmo tempo que apoia os produtores da região.

O agricultor finaliza dizendo que este projeto é muito bacana, pois a Naturvida se revelou uma empresa preocupada de tal maneira em fornecer o melhor aos seus consumidores que criou um projeto único na cidade de Santa Cruz do Sul.

Onde encontrar alimentos de agricultura orgânica em Santa Cruz do Sul?

Alimentos orgânicos

Em Santa Cruz do Sul, você poderá encontrar produtos orgânicos e de qualidade na loja Naturvida.

Todos os alimentos orgânicos fornecidos pela loja são de produtores locais e, dessa forma, você consumirá um alimento cuja qualidade é incomparável.

São produtos que foram cultivados com muito cuidado e carinho para que chegassem até você, consumidor, da melhor maneira e da forma mais saudável.

Procure sempre que possível fazer uso de alimentos orgânicos assim você ajudará a melhorar a sua saúde e contribuirá para fomentar o comércio local.

Nos acompanhe pelas redes sociais:

Instagram Facebook