Eles têm ganhado cada vez mais espaço nos pratos dos brasileiros. Mas você sabe o que são alimentos orgânicos?
A nomenclatura de “alimentos orgânicos” se deve especificamente a forma como esses alimentos são cultivados. O cultivo dos alimentos orgânicos é feito de uma forma natural, sem o uso de agrotóxicos, sem o uso de adubos químicos e sem utilizar alimentos geneticamente modificados, como é o caso dos transgênicos.
Trabalhar com a produção de alimentos orgânicos não significa apenas deixar de utilizar agrotóxicos e fertilizantes químicos, mas, para que um produto seja considerado orgânico, todo o processo de cultivo deve evidenciar o uso responsável da terra destinada ao plantio, da água, do ar e dos demais recursos naturais.
A relação entre agricultura e meio ambiente deve ser amigável e benéfica. O produto orgânico é aquele que é produzido dentro de um sistema de agricultura orgânica e sustentável.
O cultivo desses alimentos deve beneficiar o ecossistema local, proteger os recursos naturais, preservar os direitos de todos os envolvidos na produção, respeitar as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, não utilizar aditivos químicos e nem organismos geneticamente modificados.
Precisamos entender, também, que existe uma lei que regulamenta os produtos orgânicos. A produção de alimentos orgânicos é regulamentada por lei, ou seja, para que o alimento seja orgânico ele precisa ser produzido em conformidade com a lei dos orgânicos.
Estando tudo dentro dos conformes, o Ministério da Agricultura, então, emite um selo, que atesta que aquele produto foi produzido dentro dos regulamentos exigidos por lei.
Os produtos orgânicos não são uma categoria, mas sim, um conceito amplo. É um produto que tem um grande e muito importante diferencial, ele é produzido com pleno respeito ao meio ambiente, às práticas sustentáveis, à saúde de todos os trabalhadores envolvidos no cultivo e às características socioculturais da comunidade local.
Para produzir alimentos orgânicos é preciso ter o conhecimento necessário, ter experiência e profissionalismo para poder cumprir com todos os requisitos exigidos pela lei e receber a certificação orgânica.
Os produtores de alimentos orgânicos são pessoas engajadas em uma causa: a de quem acredita que o uso das boas práticas no plantio e cultivo de um alimento, ajuda a criar um mundo melhor. Há um esforço do produtor de alimento orgânico para fornecer produtos mais saudáveis ao consumidor.
As técnicas do processo de produção dos alimentos orgânicos respeitam todo o ecossistema, respeitam a saúde do trabalhador agrícola e a saúde a do consumidor.
A agricultura orgânica faz parte dos negócios verdes, que baseia sua produção para promover desenvolvimento socioambiental, sustentabilidade e saúde.
Além disso, os alimentos orgânicos têm uma qualidade nutricional muito maior, já que não utilizam agrotóxicos nem fertilizantes sintéticos, assim, se mantem as qualidades naturais e o sabor dos alimentos.
Como exemplos de alimentos orgânicos temos: frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão, cereais etc.
Consumir alimentos orgânicos deve ser um hábito para quem procura um estilo de vida mais saudável, porém, como todos os hábitos, eles são criados aos poucos. É essencial para que nossa saúde não seja prejudicada, já que sem saúde não conseguimos desempenhar nenhuma atividade de nosso cotidiano.
Os alimentos orgânicos, como não recebem nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante químico desde seu plantio até a sua venda, são alimentos preocupados em não prejudicar o meio ambiente e nem o ser humano. Todas as formas de vida são respeitadas e, por isso, os alimentos orgânicos são muito mais benéficos para o planeta como um todo.
Essa forma mais sustentável de plantio dos alimentos orgânicos respeita todas as leis da natureza, já que prioriza o trabalho feito com técnicas ecológicas e justas.
Alguns exemplos de técnicas utilizadas na agricultura orgânica são a adubação verde e orgânica, o controle preventivo de pragas, o uso de fertilizantes naturais e, muitas vezes, caseiros etc.
Além disso, o cultivo destes alimentos ajuda a reduzir o impacto que a agricultura tradicional causa no aquecimento global, porque a produção de alimentos orgânicos retém uma maior quantidade de carbono no solo.
Entretanto, a saúde humana é maior questão para o consumo de alimentos orgânicos ter aumentado atualmente. Práticas de vida mais saudável, e isso inclui o consumo de alimentos orgânicos, são essenciais para que o corpo tenha um desenvolvimento saudável.
Atualmente a sociedade está buscando substituir alimentos que carecem nutricionalmente, por alimentos ricos em nutrientes e que geram mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Sendo assim, os alimentos orgânicos são a melhor escolha, porque ofertam tudo isso e mais a sustentabilidade com o meio em que vivemos.
A eficácia dos alimentos orgânicos já comprovada por estudos científicos, esses estudos, realizados por diversas universidades e instituições, revelam que uma alimentação balanceada, que tem como base o como base o consumo de alimentos orgânicos ricos em nutrientes traz diversos benefícios ao corpo.
Alimentos orgânicos na Naturvida.
A Naturvida é uma empresa que acredita que é possível vender saúde, através da escolha rigorosa de produtos de alta qualidade, todos os produtos passam da Naturvida são escolhidos a dedo para oferecer o melhor aos consumidores.
Pensando em deixar a Naturvida ainda mais especial para os clientes, foi criado o projeto de implementar um hortifruti totalmente orgânico na loja. Esse projeto é a realização de mais um sonho, pois acreditamos que os nossos consumidores merecem sempre ter o que há de melhor no mercado.
Por isso, a Naturvida criou esse projeto, que vem fomentar o mercado local e oferecer aos clientes alimentos de qualidade comprovada e procedência 100% conhecida.
Todos os produtos ofertados no hortifruti orgânico da Naturvida são oriundos do cultivo de agricultores orgânicos locais, e todos os produtores possuem o selo de certificação de produtos orgânicos.
Dessa forma, a Naturvida oferece alimentos que, desde o plantio, foram cultivados com zelo e atenção para fornecer mais saúde ao consumidor e mais segurança ao meio ambiente.
Atualmente, a loja já oferta uma grande variedade de produtos orgânicos, tais como carnes orgânicas, produtos de limpeza orgânicos, toda a linha da Puravida e da Essential.
Então, poder oferecer frutas e verduras totalmente orgânicas e que foram plantadas e cultivadas em terras locais, lugares que conhecemos e por pessoas que podemos confiar é um sonho para nós da Natuvida.
Temos certeza de que, quando você vier conhecer o nosso hortifruti e entender o quão maravilhoso os alimentos orgânicos são para a sua saúde, ficará tão encantado por esse projeto quanto nós.
Por fim, queremos enfatizar que ofertar produtos orgânicos na Naturvida é ofertar a oportunidade de ter uma vida muito mais saudável, pois consumir alimentos orgânicos e 100% confiáveis é consumir saúde.
Nos acompanhe pelas redes sociais: