O ácido hialurônico é o queridinho do momento e vem conquistando o coração de muita gente, que o quer sempre por perto. No texto de hoje iremos conhecer mais sobre o famoso ácido hialurônico.
Sua importância é comprovada cientificamente. Ele é um poderoso hidratante e um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. O ácido hialurônico é um dos dermocosméticos que, atualmente, está presente até mesmo em maquiagens.
Além disso, é uma substância que o corpo produz naturalmente e que é encontrada em composições da pele, assim como o colágeno, sua concentração no organismo diminui com o processo de envelhecimento.
Por esse motivo, muitas pessoas repõe o ácido hialurônico com tratamentos específicos para esse objetivo. Ele tem várias funções na pele como, por exemplo, dar sustentação, preenchimento e hidratação. Dessa forma, disfarça rugas, olheiras, melhora o aspecto de cicatrizes provocadas pela acne e o famigerado “bigode chinês”.
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é produzido em nossa pele por uma célula que é chamada de fibroblasto, a mesma molécula que produz a elastina e o colágeno. Ele é um enorme umectante, ou seja, ele retém uma grande quantidade de água, sendo extremamente importante para manter a hidratação da pele.
Presente em grande quantidade na pele, ele preenche o espaço entre as células e as mantêm elásticas e bem hidratadas, porém, aos 25 anos essa produção natural começa a diminuir gradativamente. Quando essa diminuição ocorre, é o momento ideal para fazer uso de produtos com ácido hialurônico.
O ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. Os que tem peso molecular acima de 1000 kilodaltons ficam na superfície da pele e são ótimos para a hidratação.
Já os de baixo peso molecular, até 50 kilodaltons, são os que conseguem penetrar as camadas da pele e estimular a produção natural de ácido hialurônico.
É por esse motivo que alguns produtos apresentam diferentes tipos de ácido hialurônico em suas fórmulas, pois ele tem variados pesos moleculares. Dessa maneira, ele pode ser reticulado ou não reticulado, o que indica qual é a sua finalidade.
O ácido hialurônico reticulado é o que é usado em tratamentos estéticos, são os injetáveis. Eles são utilizados para preenchimento, volume e levam mais tempo para serem absorvidos. Seus efeitos são mais duradouros e visíveis.
Já o não reticulado é o que é encontrado em cremes e séruns. Nesse caso, as moléculas do ácido não estão unidas, mas circulam de forma livre, isso é muito bom para podermos aplicar na pele.
O ácido hialurônico pode ser aplicado na face, colo e mãos e seu uso pode ser feito em qualquer época do ano, porque ele não altera a epiderme.
Para que serve o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico ajuda na sustentação e na hidratação da pele, dessa forma, evita a flacidez, as linhas e sinais de expressão, preenche e mantem a pele revitalizada, hidratada e viçosa.
Por ser uma substância natural, o nosso corpo não o rejeita. Ele está presente em nosso organismo, por isso, o risco de alergias e rejeições é muito pequeno.
A partir dos 25 anos temos a diminuição da produção natural pelo organismo, isso ocasiona o aparecimento de rugas, a perda de viço, as marcas, as manchas e a flacidez. Portanto, é necessário repor esse ativo assim que os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer.
O ácido hialurônico pode ser usado com o objetivo de promover o rejuvenescimento da pele, já que ele ajuda a melhorar a elasticidade, a diminuir a flacidez e a reduzir linhas de expressão.
Seu uso pode ser por meio da aplicação de cremes específicos, injeções na pele e através de comprimidos. Porém, é de extrema importância que o uso seja orientado por um dermatologista.
Todo mundo pode usar?
Ele é uma substância bem aceita por todos os tipos de pele e não possui contraindicações. No entanto, é sempre recomendado que grávidas e lactantes consultem seus médicos para averiguar o uso da substância.
Porém, é importante ressaltar que cada tipo de pele pode precisar de um tipo diferente de produto, mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, o que difere é o tipo de hidratante que será utilizado.
Para quem tem a pele mais acnéica, um produto não comedogênico é mais indicado. Quem tem a pele oleosa poderá usar produtos mais leves, de toque seco, oil free e de secagem rápida. E quem tem uma pele mais seca pode fazer uso de produtos mais cremosos.
Entretanto, somente um especialista em pele poderá indicar e tratar as necessidades específicas da sua pele. Sempre que for preciso, consulte um dermatologista.
Posso usar ácido hialurônico durante o dia?
Muitas pessoas acreditam que, por ter a palavra ácido no nome, não se deve usar durante o dia. Isso acontece porque os ácidos podem ser sensibilizantes e o sol pode causar danos. Entretanto o ácido hialurônico não é fotossensibilizante como os outros ácidos.
O ácido hialurônico é um ácido bem fraco, ele está presente no nosso organismo, é um componente presente em diferentes tecidos, como o da pele e o do líquido de dentro do olho.
Dessa forma, a resposta é sim, o ácido hialurônico pode sim ser uso durante o dia sem problema algum. A rotina do ácido hialurônico combina perfeitamente com o uso de protetor solar.
Como incluir o ácido hialurônico na rotina de cuidados com a pele?
Uma maneira bastante eficaz de usar o ácido hialurônico é o uso tópico, por meio de cosméticos e dermocosméticos. Podendo ser em forma de cremes, séruns, loções, gel etc. Ele pode ou não ser associado a outros ativos como o colágeno e a vitamina C.
O seu uso pode variar de acordo com o objetivo do tratamento, já que existe um tipo de ácido para cada tipo de aplicação.
O produto que se utiliza na região das olheiras precisa ser mais leve e mais moldável. O produto usado para gerar volume no rosto deve ser mais firme, com alta concentração e pouco moldável.
Para ajudar a combater rugas e linhas de expressão, podemos usar ácido hialurônico em gel, em cápsulas ou em cremes. Todos apresentam excelentes benefícios para a pele, porque diminuem a flacidez e hidratam profundamente.
No caso do uso de ácido hialurônico para correção de cicatrizes provocadas por acne e para melhorar o aspecto das olheiras, um profissional dermatologista deverá ser consultado.
- Ácido hialurônico injetável:
É um produto em forma de gel, indicado para preencher rugas, sulcos, bigode chinês, linhas de expressão e até celulite. Também pode ser usado para aumentar o volume dos lábios e bochechas e corrigir olheiras e cicatrizes de acne.
Ele sempre deve ser aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico. O profissional faz pequenas picadas no local indicado pelo paciente para injetar o ácido hialurônico.
Os resultados dessas injeções surgem imediatamente e podem durar até seis meses, a depender do organismo de cada pessoa e da quantidade aplicada.
É muito comum que, após a aplicação, surja dor, inchaço e hematoma no local da aplicação. Porém, esses sintomas desaparecem ao final de uma semana.
- Cremes com ácido hialurônico:
Os cremes que contêm ácido hialurônico promovem a hidratação da pele, pois possuem grande concentração de água. Eles podem ser aplicados diariamente por homens e mulheres.
A aplicação de cremes tem resultados melhores para prevenção de rugas do que para tratar as rugas em si. Entretanto, pode ser aplicado por pessoas que já possuem rugas, pois ajuda a hidratar e a melhorar o aspecto da pele.
- Cápsulas com ácido hialurônico:
As cápsulas ajudam a prevenir o envelhecimento, pois auxiliam a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, todavia, o seu consumo deve ser feito apenas com a indicação do dermatologista.
Essas cápsulas, normalmente, não causam reações adversas. Podem, também, retardar o aparecimento das primeiras rugas e melhorar o aspecto de rugas mais profundas.
Quais os benefícios do ácido hialurônico?
Esse ativo é super conhecido por ter alto potencial de hidratação, pois tem capacidade umectante, evita a perda de água, mantém a pele saudável. Sua falta causa o ressecamento da pele.
Além disso, ele é capaz de aumentar a elasticidade e firmeza da pele, pois o ácido hialurônico tem ação preenchedora, o que devolve o volume da pele. Ele é um ácido que ajuda a recuperar o viço da pele e lhe dá um aspecto muito mais saudável.
Outro benefício importante é que seu uso é capaz de preencher os espaços entre as células, o que acaba por melhorar a aparências das linhas de expressões e sinais. A reposição do ácido hialurônico diminui a profundidade das rugas e previne o aparecimento de novas.
Ele pode ser usando, também, para melhorar a aparência das cicatrizes provocadas pela acne. Sua ação volumizadora ajuda a preencher esses sulcos deixados na pele.
O ácido hialurônico proporciona uma textura mais uniforme na pele, melhora a elasticidade e ajuda a diminuir a aparência das olheiras.
Uma pele que é rica em ácido hialurônico é uma pele muito mais hidratada e com textura e aparência mais bonita.
Naturvida: uma opção saudável em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires
Na Naturvida Mercado Saudável, você encontra uma vasta linha de produtos saudáveis para você e sua família.
Venha nos visitar, que lhe ajudaremos a encontrar as melhores opções!
A Naturvida é uma empresa familiar preocupada com a qualidade de vida das pessoas.
Nos acompanhe pelas redes sociais: