O que faz um Nutricionista?

Você está visualizando atualmente O que faz um Nutricionista?

Você sabe o que faz um nutricionista? Você sabe quais a áreas de atuação de um nutricionista?

Quando falamos em saúde e bem-estar, pensamos em diversos profissionais que podem nos ajudar e um deles é o nutricionista.

Se você tem curiosidade e deseja saber mais sobre o assunto, leia este texto até o final. Aqui você irá descobrir o que faz um nutricionista, áreas onde ele(a) pode trabalhar e como é o trabalho do profissional nutricionista na prática.

Atualmente, as pessoas estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de se ter uma alimentação saudável para manter sua saúde em dia e melhorar o bem-estar geral e a qualidade de vida.

O profissional mais indicado para acompanhar esse processo de ter uma alimentação saudável é o nutricionista, já que ele está capacitado para elaborar um planejamento alimentar visando suprir todas as necessidades nutricionais de cada pessoa individualmente.

Além disso, o nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e os efeitos deles em nosso organismo. Por isso, o nutricionista pode atuar em diferentes áreas, como a prescrição de dietas, formulação de cardápios para escolas, acompanhamento de atletas profissionais, pesquisas na área de saúde, marketing e tantas outras coisas pode fazer esse profissional.

Se fossemos resumir o que faz um nutricionista, poderíamos dizer que sua principal tarefa é elaborar planos alimentares para pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, a partir de um diagnóstico nutricional.

Podemos perceber que nos últimos anos a procura por uma alimentação saudável e nutritiva aumentou, ou seja, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o que comem. É por isso que o nutricionista é um profissional que tem ganhado destaque.

Durante a sua formação, o estudante de nutrição aprende a ter domínio e conhecimento científico sobre os alimentos, suas propriedades nutricionais e como usar esse conhecimento para ajudar as pessoas a melhorarem a sua alimentação no dia a dia.

Uma alimentação saudável e nutritiva tem papel fundamental na prevenção de diversas doenças graves como, por exemplo, diabetes e colesterol. Por meio da alimentação, o indivíduo pode melhorar sua qualidade de vida.

O mercado de trabalho para o nutricionista vem crescendo cada vez mais, pois muitas são as pessoas que precisam ou poderão precisar da ajuda desse profissional.

O que é nutrição?

nutrição

Vamos entender melhor o que é a nutrição. Podemos definir nutrição como a atividade que estuda detalhadamente as propriedades nutritivas dos alimentos e procura soluções que possam contribuir para melhorar a saúde por meio da alimentação.

Nutrição é a ciência dos alimentos e dos nutrientes. Ela estuda a ação e interação dos alimentos e nutrientes no organismo, estuda o processo pelo qual o corpo ingere, digere, absorve, utiliza, transporta e elimina as substâncias presentes nos alimentos.

Também podemos dizer que a nutrição é um processo biológico, que faz o uso do alimento como fonte de energia para que o nosso corpo possa realizar diversas funções vitais. Nutrição é o ato de nutrir e, além de nutrir o nosso corpo, ela é responsável pela nossa saúde física.

Quando a pessoa tem uma má alimentação, ela pode desenvolver algumas doenças graves e com uma boa alimentação é possível tratar certos problemas que o nosso corpo venha a desenvolver.

Outra parte de o corpo que é afetada pela nutrição é a nossa saúde mental. Muitos nutrientes são extremamente importantes para manter o nosso equilíbrio mental, o que auxilia no tratamento de alguns transtornos psiquiátricos.

A nutrição também é responsável por ajudar a melhorar o nosso desempenho na prática de atividades físicas, pois percebe o que o alimento tem de melhor a nos oferecer.

Olhando para a vida social, a nutrição também está presente, já que a relação afetiva do homem com o alimento pode ser bem significativa.

Por meio do alimento, podemos relembrar de momentos gostosos de nossa infância, usamos o alimento para socializar com os amigos para reunir toda a família no almoço de domingo ou na ceia do Natal.

Portanto, a nutrição é, também, a ciência que estuda a relação do homem, enquanto indivíduo social, com o alimento e, para isso, considera aspectos socioculturais e as necessidades nutricionais individuais de cada pessoa a depender de seu estado de saúde.

O que é nutricionista?

O nutricionista é um profissional da área da saúde que atua com as pessoas e a relação individual de cada um com os alimentos.

O principal objetivo do nutricionista é levar mais saúde e bem-estar para as pessoas, bem como, prevenir doenças por meio da orientação e prescrição de dietas e cardápios balanceados e ricos em nutrientes.

Apesar de não ser um médico, o nutricionista tem muito conhecimento sobre como funciona o corpo e o organismo humano e é, por isso, que é apto a elaborar os melhores tipos de cardápios e dietas para seus pacientes.

Dentre seus clientes, o nutricionista pode ajudar pessoas com problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto, pressão alta e pessoas com distúrbios e disfunções alimentares a terem uma melhor qualidade de vida.

Essa é uma profissão que tem tudo a ver com o estilo de vida saudável, com qualidade de vida e o consumo consciente a respeito dos alimentos que ingerimos.

Esse profissional tem a grande missão de difundir hábitos alimentares mais saudáveis, bem como, o consumo de alimentos naturais. Ou seja, ele tem a missão de incentivar a diminuição da ingestão de alimentos industrializados e ultraprocessados, para gerar, dessa forma, um impacto positivo na vida cotidiana das pessoas.

Ele é responsável por desenvolver funções de estudo, orientação, vigilância da nutrição e alimentação, quanto à adequação, qualidade e segurança para o indivíduo ou grupos de indivíduos, na comunidade ou em instituições que atue.

Para isso, o nutricionista pode avaliar o estado nutricional, tem como objetivo promover saúde e bem-estar geral, procurando prevenir e tratar doenças através da alimentação, sempre considerando as regras cientificas e técnicas para sua atuação.

O nutricionista pode desenvolver seu trabalho em diversos setores com, por exemplo, desenvolver cardápios e refeições saudáveis em restaurantes e empresas, atuar em clínicas atendendo pacientes que procuram perder peso e/ou querem te uma alimentação mais saudável, por meio reeducação alimentar.

Ainda é possível trabalhar em indústrias de alimentos para fazer o controle de qualidade dos produtos alimentícios ou desenvolver novos produtos. Pode, também, atuar em hospitais, secretarias de saúde, escolas, academias de ginástica e clubes que contem com a nutrição esportiva.

Funções do nutricionista

Nutritionist with healthy fruit, vegetable and measuring tape working, Right nutrition and diet concept

O profissional nutricionista pode desempenhar diversas atividades que visam promover e preservar a saúde da população por meio de uma alimentação saudável.

Entre suas principais funções podemos citar com destaque as seguintes:

  • Controle de qualidade dos alimentos em restaurantes, cozinhas e refeitórios: o profissional seleciona os fornecedores do local, faz o controle dos alimentos, supervisiona e inspeciona a preparação dos alimentos, dando especial atenção para o estoque e estado de conservação nutricional de cada alimento. Orienta os colaboradores a manipular os alimentos de forma correta.
  • Planejar, administrar e coordenar programas de alimentação: ele é o responsável por definir cardápios balanceados e nutritivos. Além de cuidar da alimentação em empresas, abrigos, hospitais, escolas, sistemas prisionais e hotelaria.
  • Elaborar diagnóstico nutricional: o nutricionista é quem prescreve dietas e suplementação nutricional individual ou para grupos de pessoas, que podem ou não terem doenças que exijam um acompanhamento alimentar restrito e específico.
  • Diagnóstico clínico: por atender pacientes de diversos quadros, é necessário avaliar a condição individual de cada um para poder fazer um diagnóstico nutricional detalhado. Para isso, o nutricionista pode solicitar exames laboratoriais.
  • Nutrição comportamental: o nutricionista considera os aspectos emocionais e sociais do paciente para realizar o diagnóstico nutricional, analisando o estilo de vida, contexto familiar e outros fatores. Quanto mais informações ele reunir, mais precisos serão os próximos passos do tratamento nutricional do paciente.

No curso de nutrição o estudante terá contato com uma formação mais generalista e, por esse motivo, após sua formação, o nutricionista se depara com muitas possibilidades de áreas de atuação, partindo desde a nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição emocional, atuação em indústrias de alimentos e até marketing nutricional.

Essa é uma profissão que é muito importante em nossas vidas, já que a nossa alimentação irá refletir não apenas no nosso dia a dia, mas também, refletirá na qualidade de vida e na nossa saúde futura.

Portanto, é de extrema importância começar a pensar em ter uma alimentação saudável no hoje.

Busque a ajuda de um nutricionista, pois ele será o profissional apto a entender suas necessidades, sua rotina e seus objetivos quanto a alimentação, ele criará um cardápio personalizado que atenda as suas necessidades nutricionais com uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Naturvida: uma opção saudável em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires

Na Naturvida você encontra diversas opções de produtos saudáveis para melhorar sua saúde e bem-estar.

A Naturvida é uma empresa familiar preocupada com a qualidade de vida das pessoas.

Nos acompanhe pelas redes sociais:

Facebook │Instagram